Resumo teoria administração Taylor e Fayol
A Teoria de Taylor baseia-se na aplicação do “método científico”. Esta teoria foi criada no fim do século XIX e tem como ponto principal a elevação do nível de produtividade, ou seja, produção maior em um tempo menor sem elevar os custos da produção. As falhas apontadas por Taylor nos sistemas administrativos da época eram a falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento dos administradores dos trabalhos dos operários e a forma de remuneração utilizada. A partir disso, Taylor propõe que o trabalho deveria ser decomposto, analizado e tes-tado cientificamente e deveria ser definido um método a se seguir por todos os operários, utilizando-se a padronização da metodologia e das ferramentas. O trabalho, para Taylor, deve ter seu desenvolvimento controlado, afim de se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida. Os operários deveriam ser escolhidos por suas aptidões para realizar tarefas e treinados para realizar suas funções da melhor maneira possível em menos tempo. A remuneração dos operários, segundo Taylor, deveria ser feita como incentivo, baseada na produção alcançada.
Administração Clássica – Teoria de Henri Fayol
Esta teoria caracteriza-se pela ênfase na estrutura da organização, pela visão do ho-mem econômico e pela busca da máxima eficiência. Fayol baseou sua experiência na alta administração e criou 14 princípios básicos:
1 – Divisão do trabalho: Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários, em busca da eficiência da produção e aumento da produtividade; 2 - Autoridade e responsabilidade: o direito dos superiores darem ordens com responsabili-dades e teoricamente serem obedecidos; 3 – Unidade de comando: um funcionário deve receber ordens de apenas um