hoje
as Finanças Corporativas são tidas como um mecanismo essencial para toda empresa, pois abrangem todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, não importando que área funcional reivindique responsabilidade sobre ela. Tal área administrativa, pode ser considerada como o “sangue” ou a gasolina da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistémica e sinérgica, passando o “oxigênio” ou vida para os outros setores
2 - Quais são as funções tipicas do administrador financeiro?
Analista financeiro
Tem como função principal, preparar os planos financeiros e orçamentos, ou seja, através da preparação de demonstrações financeiras e orçamentos diversos.
Gestor de orçamento de capital
Neste caso, o responsável é incumbido de avaliar, recomendando ou não as propostas de investimentos em ativos, pois ele já terá feito um traçado futuro.
Gestor de projetos de financiamento
Em empresas de grande porte, conseguem financiamentos para investimentos sempre antes de fazer um grande investimento de capital, como a aquisição de um imóvel, será preciso avaliar se, o custo inicial está dentro de sua capacidade de pagamento.
Gerente de caixa
Responsável por manter e controlar os saldos diários do caixa da empresa.
Analista de crédito
Gere as políticas de crédito da empresa, avaliando as solicitações de crédito.
Gestor de fundos de pensões
Em grandes empresas, supervisiona no geral a gestão de ativos e passivos do fundo de pensões dos empregados, economizando e investindo o dinheiro para atender a metas de longo prazo. Tesoureiro
Desenvolve funções executivas (é um “homem de linha”).
Mantém relações externas com bancos e outros credores.
Administra os fluxos de recursos financeiros, de acordo com o regime de caixa.
Controller
Desenvolve funções de assessoria (é um “homem de staff”);
Mantém relações internas, envolvendo-se com todas a áreas;
É o inspetor dos assuntos financeiros;
Está