hoje
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
RELAÇÕES HUMANAS NAS INSTITUIÇÕES
LAURO DE FREITAS 2010
LUIZ CARLOS SANTOS DOS ANJOS
RELAÇÕES HUMANAS NAS INSTITUIÇÕES
Trabalho apresentado como critério de
Avaliação da disciplina: Relações Humanas nas Instituições sobre a orientação da Professora Edna Braun.
LAURO DE FREITAS
2010
O Senhor das Moscas
O Senhor das Moscas é um filme que mexe com o intimo do ser humano, ele revela o homem como ele realmente é, um animal. Embora de certa forma haja uma leitura negativa da nossa natureza, expõe o que há de mais trágico no convívio humano.
Porém, mesmo que a violência e a hipocrisia venham a escurecer as relações humanas, a necessidade de se viver em sociedade é algo básico e possibilita ao ser humano ser capaz de falar, pensar e ter consciência do certo e do errado. Em suma, nosso mundo é sempre um espaço constituído de outros.
Segundo Rousseau,
“o homem não é uma criatura originalmente imaculada” e William Golding detalhou isso divinamente ao escrever essa obra, além de sustentar a tese de que o homem é o lobo do homem. Os seres humanos são por natureza, capazes da maldade. O amor e outras emoções similares tendem a se desfazer diante da própria irracionalidade inerente ao ser humano.
O filme faz alusão ao trabalho em equipe, à consciência e à liderança humana. Quando uma sociedade possui tudo isso, a tendência é seus interesses estarem sempre em colisão, então, existe um ponto em que trabalha o equilíbrio para que isso não aconteça. O Senhor das Moscas contem inúmeros temas e simbolismos, qualquer um dos personagens pode representar diferentes coisas na sociedade.
1. A Capacidade de Liderança
Citação do filme:
“Logo no inicio vemos um dos garotos (Ralph) assumindo as rédeas da situação, quando os outros