Administração
Orientação para aprofundamento dos estudos deste módulo:
Como declarado em nossa aula inaugural, todos os conteúdos apresentados na disciplina estão baseados no livro, de leitura obrigatória: INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO do autor: Idalberto Chiavenato 7ª. edição revista e atualizada - 4ª. reimpressão 2003 - Editora Elsevier Todas as ilustrações desta aula foram retiradas dessa obra.
Assim, este MÓDULO 2 apresenta o seguinte conteúdo:
TEXTOS-RESUMO RELACIONADOS ASSUTO CONTEÚDO CAP. 3 - Administração
· TEXTO-RESUMO 1 A ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO · TEXTO-RESUMO 2 Científica: arrumando o chão da fábrica
FONTES PARA APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS DESTE MÓDULO
· TEXTO-RESUMO 3
CAP. 4 - Teoria Clássica da Administração: organizando a empresa
· TEXTO-RESUMO 4
TEXTOS-RESUMO TEXTO-RESUMO 1
Uma introdução As teorias que a partir deste MÓDULO 2 passam a ser apresentadas seguem a classificação feita por CHIAVENATO (2003), na qual esse autor as divide em dois grandes blocos:
· ·
as abordagens prescritivas e normativas e, as abordagens explicativas e descritivas. Não se trata de uma classificação rigorosamente cronológica, mas sim baseada num outro critério: o das ênfases (ou variáveis básicas) dessas escolas, explicadas pelas seguintes características: As teorias prescritivas e normativas apresentam suas propostas como “leis” a serem seguidas sem discussão. Essa postura poderia ser resumida na expressão “the best way”, que significa “a melhor maneira”, ou seja, não há outra alternativa melhor para administrar. Já as escolas explicativas e descritivas não se preocupam em fazer você aceitar as suas definições, deixando margem para novas interpretações. Quanto à abrangência desses enfoques: as escolas normativas e prescritivas escolheram variáveis básicas (tarefas, estrutura e pessoas) e voltaram-se totalmente “para dentro” das organizações, enquanto as explicativas e normativas