TEORIAS DE TAYLOR E FAYOL
GESTÃO EM MARKETING
TEORIAS ADMINISTRATIVAS DE FREDERICK TAYLOR E HENRI FAYOL
BELÉM – PA
2013
TEORIAS ADMINISTRATIVAS DE FREDERICK TAYLOR E HENRI FAYOL
Trabalho acadêmico apresentado no Curso de Gestão em Marketing da Universidade Paulista – UNIP pautado nas teorias de Taylor e Fayol.
BELÉM – PA
2013
PREFÁCIO
A proposta do trabalho é esclarecer e relacionar de maneira objetiva e clara as teorias administrativas de Frederick Taylor e Henri Fayol levando em consideração seus aspectos e influencias na sociedade.
The purpose of this study is to clarify and relate objectively and clearly the management theories of Frederick Taylor and Henri Fayol considering its aspects and influences in society.
INTRODUÇÃO
A sociedade ao longo de sua história vivencia momentos de transformações nos variados setores que a compõe. O estudo da administração propõe a análise crítica, de maneira imparcial, das teorias de Taylor e fayol.
1. TEORIA DE FREDERICK FAYOL
1.1 BIOGRAFIA
Nascido nos Estados Unidos no ano de 1856, Frederick Taylor ganhou notoriedade com a publicação de seu livro “Shop Management” lançado em 1903, e causador de uma enorme repercussão nos meios empresariais e acadêmicos.
1.2 OBJETIVO INICIAL DE TAYLOR
Seu objetivo estava voltado na eliminação dos desperdícios nas indústrias americanas. Dessa forma, visava-se alcançar maior produtividade e, como menores custos e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados.
Para Taylor, a organização e a administração das empresas deveriam ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deveria ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência. Assim, a obra de Taylor se revestia de especial importância pela aplicação de uma metodologia sistemática na análise e na