arnaval
Homens Homenageados do Carnaval
Recife 2014
Escola Técnica Estadual Professor Lucilo Ávila
Alunas: Eduarda dos Santos, Sandy Eduarda
Professora: Graça Carvalho
Serie: 2 º A
Recife 2014
Índice :
Desenvolvimento
Antônio Nóbrega Gilberto Gil Zeca Baleiro Nação Zumbi
Referencias bibliograficas
Antônio Carlos Nóbrega
(Recife, 2 de maio de 1952) é um artista e músico brasileiro.
Filho de médico, estudou no Colégio Marista do Recife. Aos 12 anos ingressou na Escola de Belas Artes do Recife. Foi aluno do violinista catalão Luís Soler e estudou canto lírico com Arlinda Rocha.
Começou sua carreira tocando em orquestras no Recife, e integrou o Quinteto Armorial na década de 1970. Nóbrega toca canções tradicionais pernambucanas, com violino e rabeca.
Em 1971 Ariano Suassuna procurava um violinista para formar o Quinteto Armorial e, após ver Antônio Nóbrega tocando um concerto de Bach, lhe fez o convite que mudaria completamente sua carreira musical.
Antônio Nóbrega, que até essa ocasião tinha pouco conhecimento da cultura popular, passou a manter contato intenso com todas suas expressões como os brincantes de caboclinho, de cavalo-marinho e tantos outros, que passou a conhecer e pesquisar.
Como contraponto à sua formação erudita, Antonio Nóbrega participava de um conjunto de música popular com suas irmãs. “Só que a música popular que eu compunha e tocava era a das rádios e da televisão:Beatles, Jovem Guarda, a nascente mpb, Caetano Veloso, Edu Lobo”
Nóbrega também é um pesquisador da cultura popular brasileira na forma de músicas e danças.
O artista revelou-se um fenômeno, ao conseguir unir a