a importancia do radio
VIEIRA, Erika2
Universidade Federal de Viçosa/MG
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a análise, através de pesquisas bibliográficas, da utilização da propaganda e dos meios de comunicação durante o Estado Novo, bem como a atuação da censura sobre os mesmos. Foi dado maior enfoque ao rádio e sua importância para a época, uma vez que teve participação essencial na consolidação e manutenção da boa imagem e, consequentemente, do poder do líder político em questão, Getúlio Vargas. Também são apresentadas algumas semelhanças entre as técnicas adotadas por Vargas e aquelas adotadas pelos regimes ditatoriais na Europa. Além da introdução e conclusão, este artigo foi dividido em quatro tópicos: o primeiro dedicado a uma explicação breve do que foi o período conhecido como Estado Novo; o segundo refere-se às técnicas de propaganda e censura; o terceiro relaciona-se à radiodifusão e o último aborda a questão da utilização da música popular, com breve exposição de dois temas mais específicos – o samba-malandro e o carnaval.
Palavras-chave: Estado Novo. Rádio. Mídia. Propaganda.
Introdução
Este artigo analisa a importância dos meios de comunicação de massa, especialmente do rádio, para a propaganda governamental durante o Estado Novo. A análise se baseia na utilização dos meios de comunicação, formadores de opinião, para difusão da informação e a conseqüente manipulação da massa. Em um regime autoritário esta função torna-se indispensável para a legitimação e manutenção do poder, principalmente por se tratar de um meio sutil de manipulação, que dispensa a violência característica desses governos.
Optei por primeiramente contextualizar o período que ficou conhecido como
Estado Novo. Mais adiante, será apresentada com mais especificidade a questão da propaganda, focalizando o rádio, com algumas referências à mídia impressa, principais meios utilizados pelo regime. Além disso, farei uma breve exposição