Resumo tecidos
Multicelularidade e tecidos
No nosso corpo, existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células estão organizadas em grupos, que “trabalhando” de maneira integrada, desempenham, juntos, uma determinada função. Esses grupos de células são os tecidos.
Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
Tecidos epiteliais
As principais característas do tecido epitelial são suas células muito unidas (justapostas), pouco material intercelular, a ausência de vasos sanguíneos, as trocas realizadas por difusão a partir do tecido conjuntivo (vascularizado) adjacente e sua grande capacidade de renovação de células (alta taxa de mitose).
Possui como suas funções o revestimento e proteção das superfícies externas e internas do corpo; secreção de substâncias por meio de glândulas; trocas; absorção.
O tecido epitelial é dividido em duas partes principais: epitélios de revestimento e epitélios glandulares.
Os epitélios podem possuir camadas simples ou estratificadas e a forma de suas células podem ser pavimentosas, cúbicas ou cilíndricas.
Pele
Nos vertebrados, a pele é importante órgão de contato com o meio. A conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados tornou-se possível, entre outras coisas, a partir do isolamento e proteção do corpo e de mecanismos de relação do ser vivo com o meio. O tato, a visão, a olfação, a gustação e a audição são úteis no relacionamento do animal com o ambiente. A pele, órgão responsável pelas sensações táteis, apresenta diferentes tipos de “sensores”, que registram e informam ao ser vivo variações de temperatura (calor ou frio) e pressão (toques, choques, pancadas). A pele é, ainda, importante órgão de defesa contra diversos tipos de agentes infecciosos.
Melanina
A melanina é uma proteína que garante a coloração da pele e evita danos da radiação ultravioleta ao nosso DNA.
A melanina é uma proteína produzida a