Resumo - Tecido Conjuntivo
Mesênquima é um tecido embrionário derivado da mesoderme
1- INFLAMAÇÃO: ENTRE A REGENERAÇÃO E A CICATRIZAÇÃO
Data de recebimento: 12/03/2013 Data da aprovação: 10/05/2013
Anelice Calixto Ruh1 , Daniel Fernandes2 , Roberto Ferreira Artoni3 e Giovani Marino Favero1
Sim, porque a capacidade regenerativa dos tecidos conjuntivos é claramente observada quando os tecidos são destruídos por lesões inflamatórias ou traumáticas.
A regeneração é a organização tecidual com a substituição das células mortas ou lesadas por novas células, idênticas às originais, promovendo a restituição total e a funcionalidade do tecido. Mamíferos têm capacidade regenerativa limitada em comparação com outros organismos. O fígado é um dos poucos órgãos do corpo humano que pode regenerar-se em 70% sem formação de cicatriz.
A cicatrização é Processo em que as células lesadas não são substituídas por células parenquimatosas, mas por tecido fibroso: cicatriz. A cicatriz é caracterizada por fibroblastos e uma matriz extracelular desorganizada, formada principalmente por colágeno.
02 – Junqueira e Gartner
- FUNÇÕES DO TECIDO CONJUNTIVO
Apesar de muitas funções serem atribuídas ao tecido conjuntivo, suas funções básicas incluem:
• Dar sustentação estrutural
• Servir de meio para trocas
• Ajudar a defesa e proteção do corpo Formar um local de armazenamento de gordura
O tecido conjuntivo também funciona como um meio para trocas de resíduos metabólicos, nutrientese oxigênio entre o sangue e muitas das células do corpo.
As funções de defesa e p r o t e ç ã o são efetuadas por células fagocitárias do corpo, que englobam e destroem resíduos celulares, partículas estranhas e microorganismos, células imunocompetentes, que produzem anticorpos contra antígenos;e algumas células produtoras de substâncias farmacológicasque auxiliam a controlar a inflamação. Os