Resumo Tecido Conjuntivo
O tecido conjuntivo tem funções estruturais coo sustentação de outros tecidos e órgãos e do corpo como um todo , função de armazenamento , função de nutrição onde Exerce um papel importante na nutrição de células de outros tecidos facilitando a difusão de gases, nutrientes e metabólitos entre o sangue e os tecidos , função de defesa e proteção através dos órgãos linfóides, das células linfóides e do sistema mononuclear fagocitário, todas estas células pertencentes ao tecido conjuntivo e função no reparo de lesões (cicatrização.
Celulas do tecido conjuntivo e suas funções :
Fibroblasto : são as células mais abundantes nos tecidos conjuntivos, encontradas, especialmente no tecido conjuntivo frouxo; essas células são responsáveis pela sintese dos componentes da matriz , sendo esses fibras protéicas, substância fundamental amorfa, colágeno, elastina, glicosaminoglicanas e glicoproteínas, que são componentes da matriz extracelular. Localizado proximo a periferia do tecido.
*Contribuem efetivamente para o processo de cicatrização de ferimentos
Fibrócitos : são as células velhas, que já terminaram o trabalho de fabricação dos fibroblastos, os fibrócitos apresentam pouco citoplasma e um núcleo pequeno e alongado. Havendo um estímulo, por exemplo na cicatrização, o fibrócito pode voltar a sintetizar fibras, reassumindo a forma de fibroblasto. Importante célula para a manuntenção da matriz , localizado no interior do tecido
Macrófagos : Os macrófagos são considerados fagócitos profissionais, isto é, células cuja função primária é a de fagocitar partículas, sejam elas restos celulares, partículas inertes ou microorganismos. Defesa e limpeza do organismo.
Mastócitos : Morfologicamente apresentam-se globosas, grandes e com citoplasma repleto de grânulos que se coram intensamente.Os mastócitos colaboram com as reações imunes e têm um papel fundamental na inflamação, nas reações alérgicas e na expulsão de