Trabalho
Neste trabalho, abordaremos o tema clonagem: sua definição, exemplos, como é feito e etc. Porém, além da clonagem, abordaremos um tema secundário com ênfase em gêmeos, dando maiores informações sobre: como é feito, qual foi a primeira clonagem já feita na história, o quão longe os cientistas estão de possuir tecnologia suficiente para a clonagem de seres humanos, tipos de gêmeos e etc.
2 O que é clonagem? (definição) Em genética, define-se a clonagem como o processo de se produzir cópias idênticas de seres vivos através de um fragmento específico do DNA. Informações e exemplos de clonagem Em biologia, um clone é um organismo multicelular geneticamente idêntico a outro. Gêmeos univitelinos (formados a partir de um mesmo zigoto) são clones naturais, que, por compartilharem do mesmo DNA, são geneticamente iguais.
3 A clonagem e os gêmeos
A clonagem é a produção de um indivíduo geneticamente idêntico a outro, através da inserção do genoma completo de uma célula adulta em um óvulo, e posteriormente seu desenvolvimento em uma "barriga de aluguel". A ovelha Dolly, foi o primeiro (e mundialmente famoso) clone de um mamífero adulto, obtido por um instituto de pesquisa do Reino Unido, em 1998. Depois da Dolly, clones de vários outras espécies animais foram obtidas. Portanto, é apenas uma questão de tempo até que a ciência consiga clonar um ser humano. Os obstáculos são mais de natureza moral e ética do que tecnológica científica.
A clonagem funciona da seguinte maneira: os cientistas pegam um óvulo de uma mulher doadora, e retiram o seu núcleo através de uma micro-cirurgia. O núcleo contém metade de todo o material genético (DNA), que programa o desenvolvimento posterior do embrião. A outra metade viria do espermatozóide que fecundaria o óvulo.
Em seguida, os cientistas inserem um núcleo retirado de uma célula adulta da pessoa que querem clonar. Essa célula é diplóide, ou seja, tem o conjunto completo de