Resumo Tecido Epitelial
Tecido Epitelial: constituído por células justapostas (por um conjunto de junções celulares especializadas) com pouca substância intercelular e ausência de vascularização.
- Células Epiteliais: possuem atividade mitótica que promove a constante renovação epitelial. São provenientes das células que constituem o ectoderma, endoderma e o mesoderma.
As funções mais características dos epitélios são a de revestimento de superfícies externas e internas do organismo e a formação das glândulas.
Junções celulares especializadas podem apresentar as seguintes características:
- Zônula de Oclusão: localizada na porção apical das células epiteliais, é formada por proteínas integrais da membrana plasmática que se ligam ao cinturão adesivo das células vizinhas, impedido a passagem de moléculas entre elas, havendo, portanto, obliteração do espaço intercelular.
- Zônula de adesão: localizada abaixo da zônula de oclusão. Sua função é aumentar a adesividade intercelular.
- Desmossomos: podem ser comparados a um botão de pressão, constituídos por duas metades que se encaixam, estando uma metade localizada na membrana de uma das células e, a outra, na célula vizinha. São responsáveis por conferir maior adesão celular e resistência.
- Junções Comunicantes: interconectam células epiteliais, mas estão presentes também em alguns tecidos musculares, permitindo a troca de moléculas por meio dos poros que constituem.
Camada basal: células da base
Lâmina basal: responsável por selecionar e filtrar o se poderá passar do tecido conjuntivo para as células epiteliais; nutre as células epiteliais, além de sustentá-las e promover sua adesão no tecido conjuntivo.
Membrana basal: seria a lâmina basal somada à camada de fibras reticulares.
Epitélios de revestimento: é responsável por separar o tecido conjuntivo subjacente do meio externo ou das cavidades internas do corpo; protege e controla a passagem de substâncias do meio externo para