Resumo tecido epitelial e conjuntivo
Introdução a Histologia
A histologia estuda as células e o material extracelular que constituem os tecidos do corpo. Inicialmente a histologia estava cerceada pela limitada capacidade do microscópio óptico para revelar minúcias dos tecidos. O microscópio eletrônico, e muitos outros instrumentos e técnicas de estudo ampliaram consideravelmente o campo de estudo da histologia.
As células e as substâncias extracelulares, que compõem os vários órgãos e partes do corpo, apresentam uma variedade de padrões de organização. Normalmente, as células possuem um arranjo ordenado e um padrão distinto os quais fazem parte das suas características individuais.
TECIDO EPITELIAL
Características:
O tecido epitelial nada mais é do que um revestimento e proteção do organismo. Revestem as partes internas dos órgãos, além de desempenhar várias outras funções, tais como: a de proteger o corpo, absorver as substâncias úteis e perceber as sensações da pele.
As células do tecido epitelial são completamente justapostas, o que impossibilita qualquer espaço entre elas, quando encontrados eles são minúsculos.
Esse tecido epitelial se origina de três folhetos embrionários, são eles:
Ectoderme são conhecidos como epitélios de revestimento externos como a boca, epiderme, as fossas nasais e o orifício retal.
Endoderme é o epitélio de revestimento do tubo digestivo, da árvore respiratória, do fígado e doo pâncreas.
Mesoderme é endotélio, que são os vasos sanguíneos e linfáticos e o mesotélio, esse é conhecido como o revestimento de serosas.
Tecido Epitelial de revestimento
O epitélio de revestimento ou de proteção ocorre no revestimento externo do corpo, recobrindo também as cavidades em geral.
Apresenta diversas funções, dependendo do local em que ocorrem. A epiderme tem como principais funções a proteção contra choques mecânicos e agentes patogênicos e contra a excessiva de água. O epitélio que reveste o tubo digestório e sistema