Resumo Tecido Epitelial e Conjuntivo
O tecido epitelial é constituído de células poliédricas justapostas com pouco material extracelular entre elas e organizadas em lâminas contínuas.
Possui uma superfície livre, que está exposta em uma cavidade corporal ou no exterior do corpo e uma superfície basal, ligada à membrana basal (separa o epitélio do tecido conjuntivo).
Os epitélios são avasculares e os vasos que fornecem nutrientes e removem resíduos localizam-se no tecido conjuntivo adjacente, sendo que a troca de materiais entre eles se dá por difusão.
O tecido epitelial tem diversas funções (proteção, secreção, absorção, recepção sensorial e contração). Revestem as superfícies externas e as cavidades do corpo (tudo que entra ou deixa o corpo deve atravessar um folheto epitelial). Se divide em epitélio de revestimento e epitélio glandular.
Epitélio de Revestimento
Forma a cobertura mais externa da pele e de alguns órgãos internos, reveste cavidades corporais, vasos, ductos e o interior dos sistemas digestório, respiratório, urinário, e genital. Constitui, juntamente com o tecido nervoso, partes dos órgãos sensoriais para audição, visão e tato.
O epitélio de revestimento pode ser classificados de acordo com o número de camadas de células e conforme as características morfológicas das células na camada superficial, que podem ser: escamosas ou pavimentosas, cuboidais, colunares ou cilíndricas. Sendo assim tem-se:
Epitélio Simples (uma camada de células):
Simples Pavimentoso – células achatadas que facilita difusão passiva. Ex.: endotélio
Simples Cúbico – células cúbicas, funções excretoras, secretoras e absorventes. Ex.: revestimento externo do ovário
Simples Colunar – células cilindricas, encontrado geralmente em superfícies intensamente absorventes (intestino delgado) e superfícies secretoras (estômago).
Epitélio estratificado (várias camadas de células):
Estratificado pavimentoso não queratinizado - adapta-se bem à abrasão moderada e é encontrado