Resumo tecido nervoso
O organismo humano, composto por bilhões de células, possui dois sistemas que atuam principalmente como meios de comunicação interna entre as células: o sistema nervoso e o sistema endócrino. Portanto, coordena as funções dos vários órgãos especializados. Acha-se distribuído pelo organismo interligando-se formando uma rede de comunicações que constitui o sistema nervoso. Anatomicamente este sistema é dividido em Sistema nervoso central, formado pelo encéfalo e medula espinal, e sistema nervoso periférico que compreende os nervos e pequenos agregados de células nervosas denominados gânglios nervosos.
As funções fundamentais do sistema nervoso são: detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensoriais representados por calor, luz, energia mecânica e modificações químicas do ambiente externo e interno. Organizar e coordenar, direta ou indiretamente, o funcionamento de quase todas as funções do organismo, entre as quais funções motoras, viscerais, endócrinas e psíquicas. Assim, o sistema nervoso estabiliza as condições intrínsecas do organismo.
Tem origem no neuroectoderma, que é um tipo especial do ectoderma. A notocorda sinaliza uma porção do ectoderma, chamada de neuroectoderma, acontece a formação das cristas neurais, e logo depois do tubo neural.
O SNC tem formação através da notocorda e SNP através da crista neural.
2 – Defina neurônio e neuroglia.
NEURONIOS: São as células nervosas que têm a propriedade de responder a alterações do meio em que se encontram (estímulos) com as modificações da diferença de potencial elétrico que existe entre as superfícies externas e internas da membrana celular. Esta característica permite que denominemos estas células como excitáveis. Possuem dendritos, corpo celular e axônio.
NEUROGLIA: São vários tipos celulares presentes no sistema nervoso central ao lado dos neurônios. Calcula-se que