Tecido Muscular Resumo
O tecido muscular tem a capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizados, as células musculares contem filamentos proteicos que deslizam entre si, produzindo a contração que altera tanto o comprimento quanto a forma da célula. A função dos músculos é produzir força e causar movimento. Eles são primariamente responsáveis pela manutenção e mudanças na postura, pela movimentação dos órgãos internos, como por exemplo, a contração do coração e os movimentos peristálticos, que permitem a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo.
Os tecidos musculares são diferenciados pelas suas características morfofuncionais. Existem três tipos principais de tecidos musculares nos vertebrados:
Tecido muscular estriado (esqueléticos),
Tecido muscular cardíaco
Tecido muscular liso
Tecido muscular estriado (esqueléticos)
É formado por células cilindras multinucleadas muitos longas dispostas em feixes que apresentam estriações transversais. Os músculos esqueléticos são voluntários e de contração rápida e vigorosa. Suas miofibras se mantem unidas de tecido conjuntivo, o que permite que a força de contração gerada por cada fibra atue sobre o musculo inteiro.
Organização das fibras
As estriações transversais visíveis por microscópio ótico sob a forma de faixas claras e escuras são formadas pela repetição de unidades iguais chamadas sarcomeros. Elas não são encontradas no tecido muscular liso, cujas células de formato fusiforme se apresentam aleatoriamente dispostas. Cada fibra a partir de mioblastos, que se fundem durante todo o desenvolvimento embrionário, formando miotubos. Após a diferenciação em fibras adulta, esses feixes são chamados de miofibras. Cada longitudinalmente, chamadas de sarcomeros.
Tipos de fibras musculares esqueléticas
Fibras do tipo I (vermelhas): são fibras de contração lenta que possuem alta densidade de capilares e são ricas em mitocôndrias e mioglobinas, dando ao