Resumo supply chain
Trazendo os conceitos do que o SCM se propõe a fazer dentro do setor logístico de uma forma a abranger os demais setores de uma organização.
Através da integração e planejamento, controlando e otimizando o fluxo de produtos ou serviços, informando através de recursos, toda a cadeia desde os fornecedores até o cliente final.
Agora para a nossa disciplina Gestão de Suprimentos, este artigo em si agregará um valor enorme e necessário quanto ao que iremos estudar ao longo da disciplina, sintetizando o assunto Supply Chain Management, ajudando a esclarecer cada ponto do Gerenciamento da cadeia de suprimentos e mostrando a importância de cada conceito dos processos de negócios dentro da cadeia.
Um dos conceitos mais enfatizado por este artigo, é realmente a questão da integração do setor logístico ao setor de produção, para com isso propiciar ao final da cadeia produtiva a satisfação do cliente final, através de objetivos estabelecidos que são: atender o consumidor mais eficientemente, tanto pela redução de custos, como pela adição de mais valor aos produtos finais. Para que tanto fornecedores quanto clientes aumentem mutuamente a lucratividade.
Outro fator importante foi a reestruturação e consolidação do número de fornecedores e clientes, resultando assim um maior relacionamento entre ambas as partes. A aplicação e implatação de sistemas que ao longo do tempo foram evoluindo e com isso integrando cada vez mais os processos. Mas vale a pena ressaltar alguns fatores que devem receber atenção necessária, para minimizar riscos, são eles: falta de compromentimento da cúpula das empresas quanto a estimular mudanças nas práticas de negócios; falta de conhecimento dos parceiros e integrantes quanto a oportunidades, benefícios e princípios das ferramentas a serem implantadas; necessidade de investimento em tempo e recursos para levar