Logística
Supply Chain
&
Logística Integrada
Aluno: Marcone Carlos
Professor: Jorge Melo
Curso: Logística
Turma: LOG131 AT1
Supply Chain
O Supply Chain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência, Nestes tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu o limite extremo, o Supply Chain Management permite às empresas alcançarem melhores padrões de competitividade.
O conceito de Supply Chain Management (SCM) surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística. Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final.
SCM é a integração dos processos de negócios do usuário final através de fornecedores (originais) que fornecem produtos, serviços e informações e agregam valor para os consumidores. Para reforçar o entendimento do que é SCM pode-se citar “Bowersox (98)’’ supply chain um termo que considera uma sequencia de compradores ou vendedores trabalhando em conjunto para levar o produto da origem até a casa do consumidor. Em síntese o autor resume o Supply Chain (e, por conseguinte seu gerenciamento) é uma estratégia, uma parte maior do negócio”. Diferente da Logística que se importa mais em se fazer chegar o produto certo, na quantidade certa, no lugar certo, no tempo certo, nas condições estabelecidas e com o mínimo custo.
O objetivo principal do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos (SCM) é a obtenção do melhor atendimento ao cliente, com o menor custo total possível. Para atingir estes objetivos, é