Resumo sobre práticas artísticas
Resumo das aulas de Práticas Artísticas
Artes Visuais
Disciplina de Práticas Artísticas
Ministrada pelo professor Alfredo Nicolaiewski
Aluna: Gabriela Carvalho da Luz
Porto Alegre, 15 de abril de 2014.
Aula 1- Desenho Aula foi ministrada pelo professor Alfredo que utilizou como recurso visual apresentação de slides. Pode-se dizer que o desenho é a base de todas as formas artísticas. A partir do século XX começou a ser reconhecido como linguagem, como obra final. Antes do século XX era, geralmente, utilizado para estudos.
Na aula, aprendemos diversas técnicas de desenho e visualizamos exemplos de artistas e materiais utilizados.
Carvão- Para o desenho em carvão o papel áspero é o ideal, pois ele adere melhor o material. Um dos exemplos citados de artistas foi Pedro Weingartner com seus estudos de observação que consistem em aprender a transpor para o papel aquilo que se enxerga e não o que imagina.
Grafite- Para o grafite observamos a possibilidade de traços que se pode conseguir com essa técnica, alguns dos artistas citados foram: Alice Soares com Menina (62x32 cm) de 1964 feito com barra de grafite e Luis Maristany de Trias com Estudo (12x16,5), nessa obra é interessante se observar todos os traços e tonalidades que se consegue com o grafite.
Lápis de cor- O lápis de cor inseriu em nossa aula uma questão: é desenho ou pintura? Para o professor Alfredo, é desenho. Exemplificou a prática mostrando seus próprios trabalhos.
Pastel seco- O pastel seco trata-se de um giz de "boa qualidade" que permite ao artista conseguir cores bem suaves. Um dos exemplos citados foi a obra Menino (48x36 cm, 1943) de Leopoldo Gotuzzo.
Pastel oleoso- Semelhante a um lápis de cera, o pastel permite um trabalho com mistura de cores. Como exemplo temos duas obras de Carlos Pasquetti: Exercício para Espaço e Exercício de Espaço, feitos em 1977, utilizou crayon e pastel.
Nanquim- Tinta