Resumo Russell
Russell foi um pensador especial na filosofia, sua obra é imensa e abrange muitos pontos de interesse filosófico, como a ética, metafísica, lógica, filosofia da ciência, teoria do conhecimento, filosofia da mente, entre outros. Ele é um dos pais da lógica moderna. Sua obra mais importante nesta área foi “Principia mathematica”, que ele publicou junto com Alfred N. Whitehead. Russell é também um pensador peculiar na epistemologia porque endossa ao mesmo tempo posições de Descartes e da tradição racionalista e posições dos empiristas, particularmente, de Hume. Embora Russell tenha possuído um perfil menos contemporâneo como filósofo, no que diz respeito aos conteúdos que ele discute em seus textos, sua postura filosófica é de caráter eminentemente contemporâneo. Suas ideias estão na origem do movimento denominado filosofia analítica.
● Familiaridade e descrição
O falante da língua portuguesa usa os verbos ‘ser’ ou ‘estar’em diferentes situações, mas como pode, por exemplo, um falante de a língua inglesa utilizar um mesmo verbo ‘to know’ para diferentes coisas? Russell explorou, procurando marcar a diferença entre duas formas de conhecimento:
Conhecimento de verdades - como em: ‘sabemos que a terra é redonda’ e: Conhecimento de coisas - como em: ‘conhecemos a cidade de Salvador’
Ele usou esta distinção para explicar a diferença entre conhecimento por familiaridade e conhecimento por distinção, então, ele concluiu que:
Conhecimento por familiaridade é o conhecimento direto das coisas.
Por exemplo, quem diz que conhece a cidade de Salvador, no estado da Bahia, está querendo dizer que esteve lá, que observou com seus próprios sentidos diferentes partes da cidade etc.
Mas, com isso, uma pessoa também pode dizer que sabe que Salvador existe que sabe que ela é a capital do estado da Bahia etc. Mas, não tendo estado lá, essa pessoa, por sua vez, não poderá dizer que conhece Salvador. O