Resumo rogers
Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Ciências Biológicas – Licenciatura
Renato Magnum Tavares Costa – 10822010
Resumo: Rogers topicaliza a aprendizagem em cognitivo e experimental. O cognitivo é o que, mal aplicado, dificulta o aprendizado do aluno. Ele apenas é obrigado a aprender alguma coisa, pois faz parte do currículo, mas não consegue enxergar nenhuma utilidade prática.
No experimental o professor ensina de uma forma mais aplica, fazendo com que as coisas tenham um sentido bem definido. O estudante aprende com o objetivo de executar uma tarefa específica tendo esse conhecimento aplicabilidade direta em sua vida.
Segundo Rogers, deve-se priorizar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas “aprendem melhor aquilo que é necessário”. O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido e eles se apresentam mais claramente quando o aluno consegue visualizar uma aplicação prática do que está sendo aprendido, como é mostrado na monografia quando ele remete a o aluno que tem vergonha de ler em sala.
A auto-avaliação é incentivada, com a participação do professor, já que ele é o responsável pela aprendizagem. Não podendo descartar a criatividade e auto-confiança tanto pelo professor como pelo aluno.
Contudo, no ensino atual, o professor é o portador do conteúdo e da soberania em sala. A abordagem de Rogers hoje talvez pelo medo dos professores perderem o controle.
“Reconheço que para outros dar liberdade a um grupo pode ser uma coisa arriscada e perigosa de fazer, e que, consequentemente, eles não podem, genuinamente, dar esse grau de liberdade. A estes sugeriria: experimente dar o grau de liberdade que você pode, genuína e confortavelmente dar, e observe os