Relatorio visita tecnica a itaipu / furnas
Bruno Henrique Koga GRR20070886
Resumo. A implantação da usina Hidroelétrica de Itaipu é um marco na historia do Brasil. A energia produzida por suas turbinas alimentam boa parte do consumo Brasileiro e Paraguaio. Este relatório vem trazer informações de visita técnica a esta usina hidroelétrica, a subestação de FURNAS e ao PTI (Parque Tecnológico de Itaipu).
Introdução
Esse relatório foi elaborado com base na visita técnica dos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná - UFPR à Usina Hidrelétrica de Itaipu, no dia 3 de junho de 2011.
Na visita os alunos puderam conhecer melhor como opera o funcionamento da referida usina, a maior em funcionamento no mundo, responsável por boa parte da energia elétrica consumida no Brasil e no Paraguai.
Também puderam conhecer também o PTI (Parque Tecnológico de Itaipu). Este projeto é único no Brasil, pois agrega no mesmo espaço uma incubadora empresarial, laboratórios de ultima geração, plataforma de ensino a distancia e projetos educacionais. Nele é abrigado o centro de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Outro local visitado foi a Subestação de Foz do Iguaçu, de propriedade de Furnas Centrais Elétricas, responsável por transmitir a energia elétrica produzida pela Itaipu para o Brasil.
Relatório
Usina Hidrelétrica de Itaipu
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. É uma empresa binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 15 km ao norte da Ponte da Amizade. Com 20 unidades geradoras de 700 MW cada uma, totalizando 14.000 MW de potência instalada, fornece 18,9% da energia consumida no Brasil e abastece 77,0% do consumo paraguaio.
O recorde histórico de produção de energia ocorreu em 2008,