Relatório - Visita Técnica Itaipu
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
LUCIANA CRESTANI
RELATÓRIO
VISITA TÉCNICA
FRANCISCO BELTRÃO
2013
RELATÓRIO – VISITA TÉCNICA
1. INTRODUÇÃO
A visita técnica feita pelos acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) à Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, localizada na cidade de Foz do Iguaçu - PR foi realizada no dia 09 de Agosto de 2013, no período diurno, entre as 14:00 e 16:30 da tarde, com o acompanhamento dos professores Henrique Cesar Almeida, Wagner de Aguiar e Marlise Schoenhals, tendo como principal objetivo conhecer o funcionamento de uma usina hidrelétrica, bem como a sua importância e dimensão.
2. DESCRIÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU BINACIONAL
A Usina hidrelétrica de Itaipu é considerada a maior do mundo em produção de energia, é um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e pelo Paraguai no Rio Paraná, localizado na fronteira entre os dois países. A construção da usina é resultado de intensas negociações entre o Brasil e o Paraguai, iniciadas ainda na década de 60, que culminaram, em 26 de abril de 1973, com a assinatura do Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento do potencial hidráulico do Rio Paraná. Em maio de 1974 foi criada a empresa binacional Itaipu, porém a mesma só começou a gerar energia em maio de 1984.
A potência instalada de Itaipu é de 14 mil megawatts (MW), com 20 unidades geradoras de 700 MW cada. O recorde histórico de produção de energia ocorreu em 2008, com a geração de 94.684.781 megawatts-hora (MWh). Metade das 20 unidades geradoras de Itaipu produz em 50 Hertz (Hz), que é a frequência utilizada no Paraguai, enquanto as outras dez geram em 60 Hz, frequência do mercado brasileiro.
A energia de Itaipu é enviada ao Brasil por meio de sistema de transmissão de furnas. São cinco linhas de transmissão, três em corrente alternada (60 Hz) e duas em corrente contínua.