Resumo Responsbilidade Social
Téc. Em Edificações – Etec JM – 3ºP
ECO – Professor: Sandro
16 de maio de 2014
Responsabilidade Social
Segundo o dicionário brasileiro Michaelis, responsabilidade coletiva/social tem como definição: obrigação reconhecida socialmente, assumida por grupo que aceita as consequências de atos praticados por qualquer um de seus membros.
Este tema diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral. A gestão das empresas não pode ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.
No tempo contemporâneo percebe-se o processar de inúmeras transformações de ordem econômica, política, social e cultural que, por sua vez, se adaptam aos novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações e sociedade. No âmbito das atuais tendências de relacionamento, verifica-se a aproximação dos interesses das organizações e os da sociedade resultar em esforços múltiplos para o cumprimento de objetivos compartilhados.
O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível interno no qual se relaciona com os trabalhadores e a todas as partes afetadas pela empresa e que podem influenciar no alcance de seus resultados; e o nível externo que são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.
Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos
Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram em 1906, porém não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista. Somente em 1953, nos Estados Unidos, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de