Ética profissional de um contador
Sirlene Ceola
Prof. Ademar Lima Junior
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 0100) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
20/06/2012
RESUMO
Neste trabalho vamos explicar sobre a ética profissional do contador, de sua conduta diante da sociedade, na necessidade de um bom caráter para que haja sua credibilidade e uma carreia promissora havendo em seu papel práticas de sigilo, honestidade e na ausência de uma boa conduta a sua punição.
Palavras-chave: Ético. Profissão. Responsabilidade.
1 INTRODUÇÃO
Segundo Pegoraro (1999:11) "[...] somente o ser humano é ético ou a-ético", desde a atuação do ser humano que sua imagem é construída, logo o seu uso determina os limites de sua conduta na sociedade, do contrário perdem-se nos caminhos que levam a desonestidade e desumanidade.
É dever do profissional de contabilidade em sua profissão agir de forma ética, pois seus atos interferem diretamente sobre o patrimônio de terceiros e indiretamente sobre a sociedade. Ser ético exige na maioria das vezes, maior esforço, moralidade e comprometimento do profissional, visto que na ausência da ética normalmente se encontram atalhos bastante atrativos. Contudo, deve o profissional perceber que, se sua conduta for mergulhada na fraude, no descompasso legal, ora ou outra, terá que arcar com as consequências destas escolhas. A credibilidade do profissional é a imagem de um perfil com valores integros, eficiente em suas tarefas, respeitador, com máximo de transparência e principalmente com boas condutas seguidas do código de ética.
2 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR
Na história o profissional contador elevava com frequência a corrupção, sendo assim teve-se a necessidade de formar Código de Ética Profissional do Contador – CEPC. O Conselho Federal de Contabilidade aprovou uma lei a 803/96 que regulamenta o Exercício do Profissional de Contabilidade, na resolução