Resumo protocolo modbus
Rede Modbus:
O protocolo MODBUS é uma estrutura de mensagem desenvolvida pela Modicon em 1979, e é de fato um padrão, pois, muitos protocolos de rede industriais utilizam este protocolo em seu ambiente. O protocolo ModBUS disponibiliza uma padrão de indústria através do método MODBUS para trocar mensagens, sendo utilizado para estabelecer comunicação entre dispositivos Master-Slave (Mestre-Escravo) / Cliente-Servidor.
Comunicação entre dispositivos
Utilizam a técnica mestre-escravo, em que somente um dispositivo envia queries á todos os outros dispositivos (escravos). Dispositivos periféricos (válvula, drive de rede, dispositivos de medição...) enviam o sinal ao mestre.
Modo de transmissão serial para a rede Modbus
Existem dois modos, o ASCII e o RTU, definidas:
ASCII - Cada byte de caractere em uma mensagem é enviado dois caracteres sem geração de erros.
RTU - Cada mensagem de 8 bits contém dois caracteres hexadecimais de 4 bits.
Mensagem de Quadro Modbus
É usado para marcar o início e o fim da mensagem permitindo que o dispositivo receptor determine qual dispositivo está sendo endereçado e saber quando a mensagem está completa. Cada palavra desta mensagem (incluindo o frame) está sendo colocada em um dado de quadro que adiciona um start-bit, stop bit e bit de paridade.
ASCII - Inicia com um caractere “:”e finaliza com um retorno de carro e avanço de linha. Somente são permitidos caracteres para todos os outros campos como os hexadecimais 0-9
& A-F. .Quando o caractere “:” é recebido, todos os dispositivos de rede decodificam o próximo campo para determinar se o endereço corresponde com o seu.
RTU - inicia com um intervalo de 3,5 caracteres implementado como um caractere múltiplo do taxa de transmissão utilizada pela rede. O primeiro campo transmitido é o endereço do dispositivo. Os caracteres seguintes transmitem todos os campos hexadecimais de 0 a 9 e A a F. O mesmo dispositivo que monitora a rede, inclui