Grupos
- Dois tipos principais de grupos: Grupos Primários onde as normas, os papéis e os status são conhecidos e aceitos por todos, mesmo não existindo por escrito, laços emocionais fortes, suas relações se estendem por longos períodos e passam por uma longa gama de atividades e os Grupos Secundários que são maiores e impessoais, com laços emocionais mais fracos, de menor duração e com uma gama menor de atividades, membros se conhecem de maneira mais superficial.
- Nas organizações, a título de formalização, os grupos dividem-se em dois tipos:
Formais: são formados por decisão das organizações às quais estão vinculados, conforme seus objetivos e são institucionalizados pela sua estrutura.
Exemplos de grupos formais institucionalizados: CCQs - grupo de trabalhadores que se reúne voluntariamente e com regularidade para analisar e propor soluções para problemas de qualidade e produção. Grupos semiautônomos – conjunto de indivíduos que executam cooperativamente suas tarefas sem prévia definição de função para os membros.
Informais: conjunto de pessoas que se formam de maneira espontânea e conforme afinidade dos membros. Nascem da proximidade física, da semelhança social, dos interesses em comum ou problemas similares.
- Pesquisas sobre grupos nas organizações: os trabalhadores se agrupavam informalmente e tinham suas próprias regras para protegerem-se, são elas: produção controlada, práticas não formalizadas pelas quais os que excediam a produção diária podiam ser punidos, expressões que deixavam transparecer que o sistema de remuneração não tava