grupo a
D E 358/2005, DO CONAMASPECTOS TÉCNICOS DE INTERAÇÃO DA RESOLUÇÃO RDC 306/2004, DA ANVISA
REDREA RESOLUÇÃO RDC 306/2004, DA ANVISA
E 358/2005, DO CONAMASPECTOS TÉCNICOS DE INTERAÇÃO DA RESOLUÇÃO RDC 306/2004, DA ANVISA RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAUDE
São detritos ou materiais desprezíveis,Resultantes de atividades exercidas dentro de serviços de saúde, podendo apresentar contaminação biológica, química ou radioativa e ainda riscos mecânicos provenientes de materiais perfuro cortantes.
Durante o manuseio de material potencialmente infectante (sangue, secreções, líquidos orgânicos,tecidos e outros),onde as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou não oferecem completa proteção deve ser utilizado EPIS durante a coleta.
Classificação
Grupo A – Riscos Biológicos
Grupo B – Riscos Químicos
Grupo C – Riscos Radioativos
Grupo D – Riscos Comuns
.rupo Grupo E – Riscos Mecânico
Grupo A/ BIOLOGICO
Resíduos com possível presença de agentes biológicos que por suas Características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.
Como descartar os resíduos:
Na fonte gerada, todos os colaboradores são responsáveis pela segregação e descartes adequados dos resíduos infectantes. O material infectante deve ser descartado em saco plástico (até 2/3 de sua capacidade), da cor branca leitosa e identificada com o símbolo de infectante.
Resíduos infectantes da microbiologia, são acondicionados em sacos autoclavaveis e submetidos a esterelizaçao em autoclave a 121c por 55 minutos e este processo é monitorado por meio de indicadores químicos e biológicos específicos para garantir a sua eficácia .
Grupo B risco químico
Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.Os resíduos de risco