Grupos
Índice
Introdução ............................................................................................. Pág. 1 1. Vida ............................................................................................ Pág. 3 2. Referências ............................................................................... Pág. 1 3.
1. Introdução
2. O indivíduo
Indivíduo é um “termo que se refere à pessoa humana considerada quanto às suas características particulares, físicas e psíquicas.” (FERREIRA 1986). Também é sinônimo de indiviso, algo que não pode ser dividido.
As organizações são compostas de pessoas que trazem para o ambiente de trabalho todo o seu jeito de ser, sentir e viver. São motivações diferentes, habilidades e aptidões diversas, competências distintas que precisam conviver e produzir. Desconsiderar essas questões impede a visão da organização e impossibilita qualquer ação para a melhora dos modelos de gestão de pessoas.
3. Os grupos
Segundo Pichon Riviere grupo é: “reunião de pessoas; ajuntamento, pequena associações; conjunto de seres vivos com características comuns a partir da qual é possível construir outros conjuntos”. O objetivo atua para duas direções: para a gratificação e para a frustação.
Todos vivemos em grupos: de família, de trabalho, de diversão, de clube, de igreja e outros.
Pode-se dizer que existe um grupo quando duas ou mais pessoas possuem: * Certa independência * Certa unidade que pode ser reconhecida
Fala-se de interdependência, quando umas pessoas dependem das outras, em seu relacionamento, na interação.
Num grupo há interação sempre que cada um dos elementos reage ante o comportamento de cada um dos outros. Os elementos do grupo não só atuam uns sobre os outros reciprocamente como também atuam juntos de uma forma mais ou menos uniforme.
Pessoas juntas por si só não formam grupo. Há famílias que vivem juntas, mas não convivem juntas. O