atps 4 e 3
CURSO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO.
Redes de comunicação Industrial.
ATPS ETAPA 3 E 4
Eng.ª da Computação 7º semestre 2014
Jundiai
2014
Etapa 3
1 Qual a principal proposta do MAP/TOP?
O estado atual do MAP é representado por uma versão provisória do MAP 3.0 que atualiza vários dos protocolos presentes nas versões anteriores. O documento inclui o protocolo para a camada de apresentação, camada esta que era totalmente vazia nas versões anteriores, assim como, os conteúdos relativos transferência de arquivos, serviços de Diretório e gerenciamento de rede são substancialmente mais avançados.
Em resumo, as extensões incluídas na posta 3.0,ver fig. 3, são as seguintes:
Serviço de rede sem conexão – ISO, camada de apresentação – ISSO, gerenciamento e transferência de arquivo ISO · interface de aplicação· serviços de Diretório (baseado em trabalhos da ISO em andamento) gerenciamento de rede (baseado em trabalhos da ISO em andamento) mensagens de manufatura (baseado no ElA 1393) A transição da versão 2.2 para a versao3.0 tem algumas questões relacionadas com a compatibilidade. Uma seção do documento 3.0 discute os problemas de compatibilidade e migração em geral e, mais especificamente, entre as versões 2.2 e 3.0.
2 A arquitetura Mini-MAP implementa todas as camadas estabelecidas no modelo
ISO/OSI? Por quê? E em relação à Full-MAP?
A arquitetura de rede escolhida no Projeto MAP/TOP foi a do Modelo de Referência 051/150. Esta escolha teve fortes impactos no meio industrial uma vez que não estava clara a influência do "overhead" do software das camadas superiores de protocolos nos aspectos de tempo real exigidos em automação. Até então as redes proprietárias existentes limitavam-se às camadas inferiores. Em particular o projeto Proway do IEC apontou durante muitos anos nessa direção.
3 Pode-se afirmar que o MAP é considerado um perfil (profile) de comunicação de sistemas da