Redes industriais
TENDÊNCIAS DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
REDES INDUSTRIAIS
ALEXANDRE EDUARDO BRANDINO – RA 30900235
ANDRÉ LUÍS MARAIA – RA 30900261
CAMPINAS, 2011
Faculdade Politécnica de Campinas
ALEXANDRE EDUARDO BRANDINO – RA 30900235
ANDRÉ LUÍS MARAIA – RA 30900261
TENDÊNCIAS DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
REDES INDUSTRIAIS
Trabalho de Pesquisa apresentado ao Curso de Tecnologia de Automação Industrial da faculdade Politécnica de Campinas na disciplina de Sistemas de Aquisição de Dados.
Profº Orientador: Leandro Cunha da Silva
CAMPINAS, 2011
Resumo
Atualmente é muito comum vermos máquinas equipadas com PLC’s conectadas a uma rede de comunicação que, além de controla-las, envia e recebe informações sobre manutenção e produção. Desta forma damos o nome de “redes industriais” a todo grupo de equipamentos e dispositivos utilizados entre si com o objetivo de trocarem informações em ambiente industrial, sendo que, esta pesquisa explora de forma sucinta a utilização e funcionamento das principais redes de comunicação, dando uma visão generalizada de suas características e aplicações em âmbito industrial, destacando os diferentes protocolos e meios de conexão utilizados conforme a necessidade de cada ambiente, mostrando também um histórico de crescimento e desenvolvimento das redes industriais.
Palavras-chave: redes industriais, automação, protocolos de comunicação, PLC, controle.
sumário
1. introdução 5
1.1 visão geral 5
1.2 histórico 6
2. revisão bibliográfica 7
3. conclusão analítica 10
4. referências 10
5. Anexos 11
1. Introdução 1.1 Visão Geral
Dentro do conjunto de características interessantes para um profissional da área de Automação Industrial, está o conhecimento a respeito de redes, sobretudo aquelas utilizadas no ambiente industrial.
Este é claramente um diferencial, pois programar um PLC não é uma tarefa muito difícil, especialmente se existe um descritivo funcional bem