Redes industriais
Com essa introdução da mecânica nos processos produtivos fez surgir o termo controle industrial. A palavra controle, de origem francesa é definida como o ato de exercer domínio, supervisionar. O controle no plano tecnológico vem assumir o papel primordial e decisivo nos processos existentes, abrangendo desde modelos mais simples até o mais robusto e complexo. Nesse contexto fomos abandonando um processo de produção lento de pequena escala e força muscular, ou seja, artesanal; para uma produção em larga escala com maquinas e sistema de controle que evoluiu para o que conceituamos de automação.
Então surge segundo Finkel (2006, p. 539), O Sistema Digital de Controle Distribuido (SDCD ou DCS, do ingês Distributed control System) é um sistema de controle industrial microprocessador, criado inicialmente para efetuar especificamente o controle das variáveis analógicas, e foi sendo expandido em suas aplicações até abranger praticamente todas as aplicações de controle usuais, incluindo-se ai as variáveis discretas, o controle de batelada, controle estatístico de processo, geração de relatórios, etc. E para se ter uma maior eficiência tanto na coleta quanto no controle dessas informações.
Interligar estes equipamentos é o passo seguinte; a construção de um sistema de aquisição de informações apto ao acompanhamento em tempo real da produção do maquinário envolvido ou do estado do processo em funcionamento é conseqüência quase obrigatória. Smar (2004, p. 2.4).
“O intenso avanço tecnológico das últimas décadas e a crescente necessidade de comunicação rápida e