Redes industriais
| |RA: TURMA: 6an |
| PROFESSOR: Antonio Carlos DATA DA ENTREGA: 03/04/2012 |
REDES INDUSTRIAIS
São Bernardo do Campo, Abril/2012
Introdução
Dentro da automação industrial e/ou instrumentação, define-se como rede industrial os protocolos de comunicação utilizados para supervisionar e controlar um determinado processo, com uma troca rápida e precisa de informações entre sensores, atuadores, computadores, CLPs, entre outros.
Redes industriais
FIELDBUS é um sistema de comunicação digital bidirecional que interliga equipamentos inteligentes de campo com sistema de controle ou equipamentos localizados na sala de controle.
O “FIELDBUS” não representa uma paixão típicas por novas tecnologias e sim a redução de aproximadamente 40 % nos custos de projeto, instalação, operação e manutenção de um processo industrial.
Vantagens
Redução no custo de fiação, instalação, operação e manutenção de plantas industriais;
Informação imediata sobre diagnóstico de falhas nos equipamentos de campo. Os problemas podem ser detectados antes deles se tornarem sérios, reduzindo assim o tempo de inatividade da planta;
Distribuição das funções de controle nos equipamentos de campo - instrumentos de medição e elementos de controle final. Serão dispensados os equipamentos dedicados para tarefas de controle.
[pic]
[pic]
Definição dos tipos de fieldbus: • Sensorbus – A rede de nível mais baixo, geralmente usadas para ligar pequenos sensores, como interruptores. Transmite dados de tamanho pequeno e precisa de