Resumo processos, que processos?
Introdução
Existem empresas hoje em dia que querem se organizar por processos porem não sabem o passo a passo para se organizar dessa forma, outras empresas já sabem como se organizar dessa forma, algumas também não sabem se a forma com que ela é organizada é a adequada para a gestão por processos.
Esse resumo mostra a diferença das organizações tradicionais e as empresas já estruturadas por processos.
A ideia de processo já existe faz um tempo na administração, mas é um novo entendimento que diz que o negocio precisa focar aquilo que pode ser feito para agradar aos clientes externos. Algumas empresas acabam dando alguns passos e desistem logo depois, sem saber ao certo como prosseguir.
Como Enxergar os processos
O Trabalho nos escritórios é pouco visível a questão do processo e acaba sem não facilmente observável o trabalho realizado.
O Caso da empresa Belofio, levou 15 dias para entender seu processo essencial principal. O processo essencial de atendimento dos pedidos dos clientes só foi compreendido após inúmeras reuniões com o pessoal da empresa.
Os processos podem ser utilizados em macroprocessos e subdividos em subprocessos ou grupos de atividades.
O Ponto de vista do cliente
Empresas convencionais foram voltadas em uma função de visionar a sua própria realidade interna, sendo centradas a si mesmas.
Para organizar a empresa por processos, é necessário colocar o foco no cliente externo, já que os processos começam e terminam nele. Os processos enxergam uma linha de atividades que começa com o entendimento exato do que o cliente externo deseja e termina com o cliente externo adquirindo o que ele precisa e deseja de um negocio.
O objetivo das empresas é oferecer para o cliente mais valor, de forma mais rápida e um custo mais baixo é necessário aprender a pensar em novas formas de estruturar as empresas.
Podemos dizer de maneira simplificada que o comportamento do cliente e suas expectativas baseiam em algumas