Discussão sobre o tema do preconceito e exclusão
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Discussão sobre o tema do preconceito e exclusão a partir do conto “Gringuinho” de Samuel Rawet
Trabalho final apresentado à Disciplina “Desafios da Educação Inclusiva: preconceito e exclusão”.
Carolina Paul Leitão
SÃO PAULO
2011
Discussão sobre o tema do preconceito e exclusão:
Farei uma reflexão sobre o tema do preconceito e da exclusão baseada em alguns dos textos apresentados ao longo da disciplina “Desafios da Educação Inclusiva: preconceito e exclusão” e tendo como disparador a personagem “gringuinho”, de Samuel Rawet, do conto com mesmo título (vide anexo).
A narrativa conta a história de um menino judeu imigrante, que sai de seu país, junto de seus familiares e tem que se adaptar à uma nova cultura, nova língua, novas amizades, enfim, a um novo ambiente. Em uma das cenas, quando vai à sinagoga com o pai, o menino acaba ganhando o apelido de gringuinho. Esse apelido não é um apelido inclusivo ou carinhoso, pois vem junto de gargalhadas e provocações e dessa forma não agrada o menino. Aos poucos o apelido vai adquirindo, cada vez mais, uma função de exclusão para gringuinho.
O apelido gringuinho escancara para o menino que ele “é de fora” e “está fora”, que é aquele que tem dificuldade para brincar com os colegas, para entender o que as pessoas falam, para corresponder ao que as pessoas esperam dele. Duas cenas do conto exemplificam esses apontamentos: uma em que um de seus colegas o chama de “Gringuinho burro”, e em outra, quando o pai de seu colega age na certeza de que gringuinho não conseguirá dar uma resposta satisfatória à determinada situação.
Em sua vida no novo país, Guinguinho esbarra na questão da comunicação, tornando-se muito calado, preferindo situações em que não necessita