O processo resumo
Franz Kafka
A História do Livro e a Coleção “A Obra-Prima de cada autor”
O Livro na Antiguidade, Espelho da Sociedade, Cultura e Comércio, O Mundo Lê mais, Proposta de Coleção “Obra-Prima de cada Autor”.
Pg. 5/10. O Livro como objeto é o veiculo, o suporte de informação, é um instrumento cultural de difusão de idéias. Antes de redigir o texto as idéias nele contidas, já haviam sido discutidas pelo escritor e parte de seus leitores. Os livros eram impressos baseados no gosto do publico, principalmente obras religiosas, novelas, manuais técnicos, receitas etc. O conteúdo do livro poderia de transmitido através de mensagens, microfilmes entre outros, mas dificilmente a escrita deixaria de ser considerada uma das mais importantes heranças culturais. A quantidade e a qualidade de ideias nele colocada podem ser aceitas pela sociedade ou por ela negadas. O livro é antes de tudo funcional, e seu conteúdo é o que lhe dá valor. A palavra coleção em geral define um conjunto ou reunião de objetos da mesma natureza ou que possuem qualquer relação entre si. A Coleção “Obra-Prima de cada Autor” é uma série de livros compostas de mais de 300 volumes, formato de bolso com preço altamente competitivo e encontrável em centenas de pontos de venda.
Prefácio
Pg. 11/ 35. Franz Kafka tudo é surpreendente. È um se que se fragmenta em cada uma de suas obras, deixando muito de si, porém dissimuladamente, como quem se envergonha de sua própria figura e deseja parti-la em mil pedaços para tornarem-se agradáveis aqueles que o vêem. Instante amargos de muitos que viveu estão registrados em seu Diário, e também quando diz que sofre a necessidade de destruir-se para compreender-se. Quando leu sua Carta a meu Pai, cada cena de sua infância, as centelhas de discussões, as sensações de incertezas, as proibições e os castigos incrustaram-se em sua alma como algas que envelhecem nos cascos dos navios. È nas cavernas que Kafka descobre o espírito angustiado da figura majestosa de