Resumo pedagogia
VYGOTSKY E O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA: RECONHECER E DESVENDAR O MUNDO
Trabalho de Interdisciplinar do Curso de Graduação em Pedagogia, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média nas disciplinas do modulo II.
Orientadores: VILZE VIDOTTI COSTA; LILIAN SALETE ALONSO; CARLOS EDUARDO GONÇALVES; FABIO LUIZ DA SILVA.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa trazer um resumo do texto proposto, “Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo” de João Carlos Martins.
A partir da leitura do texto, trazer a compreensão global do tema, identificando as principais ideias do autor, assim como apontando as ideias secundarias.
A ciência e a psicologia comportamental defendem que somos seres sociais, assim todo desenvolvimento baseia-se nos contatos mútuos que estabelecemos com os outros, ou ainda nosso contato com o ambiente como defendeu Vygotsky e retrata em sua obra o autor.
Nesse entendimento é demonstrado que é nata à necessidade da manifestação de opiniões pessoais, emitir e receber sentimentos, essa troca contribui para o enriquecimento e a construção do saber.
O pensamento de Vigotsky seus pressupostos e abordagens consideram o homem como ser biológico, social, histórico e cultural. É através da interação social que o aprendizado ocorre, pois o indivíduo precisa estar no meio social e assim, adquirir conhecimentos auxiliados por parceiros mais experientes, essa interação em um grupo cultural que o pensamento e a linguagem se descobrem e dão origem ao modo de funcionamento psicológico caracteristicamente humano. A importância do professor como mediador das relações estabelecidas no ambiente de sala de aula é também analisado neste estudo pelo autor.
2 DESENVOLVIMENTO O autor MARTINS,