Pedagogia Resumo
Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a educação para o século XXI
1-O trabalho da comissão
A conferência geral da UNESCO, em Novembro de 1991, convocou uma Comissão Internacional, para refletir sobre a educação e a aprendizagem no Seculo XXI, do qual Jacques Delors foi solicitado a assumir a presidência.
Criada em 1993 e financiada pela UNESCO, a Comissão pôde tirar dela recursos e experiências internacional, assim também como um acervo de informações.
Tinha como objetivo fazer o balanço em relação aos problemas e as prioridades da educação.
A primeira e a maior dificuldade, consistiu na extrema diversidade, além de concepções acerca da educação e de suas modalidades de organização.
A Comissão escolheu então, seis pistas de reflexão e de trabalho, abordando sua tarefa do ponto de vista das finalidades do processo educacional, que foram complementadas pelo estudo de três temas transversais.
No plano metodológico, houve uma ampla consulta pela Comissão, reunindo e examinado os temas adotados, as preocupações e os problemas de cada região. Uma série de audições, permitiu uma profunda troca de ponto de vista relacionados com a educação. Um questionário foi enviado as comissões nacionais da UNESCO, convidando-as a enviar documentação ou materiais inéditos. A reação foi positiva e respostas foram estudadas com atenção. ONGs também foram consultadas e convidadas a participar de algumas reuniões. Analisando um volume considerável, o secretariado elaborou sínteses sobre diversos assuntos, ao qual propôs a UNESCO a publicação dos documentos de trabalho que serviriam de referência para sua reflexão.
2-Os quatro pilares da educação
A educação baseá-se em quatro pilares:
Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral;
Aprender a fazer, não só adquirindo uma qualificação profissional, mas de uma maneira mais abrangente;
Aprender a conviver, desenvolvendo a compreensão e a percepção;
Aprender a ser, desenvolvendo a