Resumo Oque Pedagogia
Paulo Ghiraldelli
Resumo:
Paidagogia designava na Grécia antiga, o acompanhamento e a vigilância do jovem. O paidagogo ( o condutor da criança) era o escravo cuja atividade específica consistia em guiar as crianças á escola.
A Pedagogia moderna, é caúdataria de dois modos de pensar e compreender a criança cujas origens encontram-se nos séculos XVI, XVII e XVIII. Esses dois momentos - o do século XVI e o do XVIII, o do Montaigne e o de Rousseau - estão na base da construção da ideia de infância, de uma época especial de cada ser humano, havemos de preservá-la, de fazer acontecer, e que, para tal necessitamos evitar interferências desastrosas da criança.
A escola moderna, a escola como conhecemos hoje, é uma ideia e uma realização articulada com o surgimento de um novo sentimento dos adultos em relação as crianças. No entanto, com a Revolução Industria, começavam a ser vistas como seres destinados á escola são colocadas ( ou recolocadas ) crescentemente no mundo do trabalho. Então, a separação entre o mundo da criança e o mundo do trabalho, torna-se um problema. E a pedagogia manifesta-se por meio de uma nova linguagem: a " escola está separada da vida", está "apartada da realidade".
Como na Antiguidade clássica, também no mundo moderno as vicissitudes da pedagogia estão intimamente ligadas aos caminhos traçados pela filosofia. Resultam da maneira como a filosofia moderna vio a criticar e desconstruir essa noção.
Enquanto os antigos consideravam o existente como presença, os modernos irão entendê-los como representação. Ou seja, a verdade, para os modernos, depende de uma instância: a Subjetividade.
No século XVII, com o filósofo francês René Descartes (1596-1650), a subjetividade está articulada á noção de sujeito do conhecimento. No século XVIII, o filósofo Jean Jacques Rousseau relaciona a subjetividade com a noção de pessoa ou seja a conciência moral. Mas, em ambos os casos, a subjetividade de que falam não é uma condição dada