Resumo os sete saberes
O Conhecimento Além de ser baseado no conhecimento empírico, também é afetado por limitações físicas, como o exemplo da visão/percepção. As pessoas tendem a acreditar naquilo que lhe é mais conveniente ou ela percebe e toma aquilo como verdade absoluta. Todos têm uma visão diferente do que está acontecendo, mas entendem de formas distintas, considerando somente o que lhe é vantajoso. Problemas de confundir a teoria com a prática, o que está escrito com o que realmente é. O maior problema é a fé e/ou o crédito cego ao conhecimento parcial.
O Conhecimento Pertinente A forma lógica e racional também não são completas, pois elas não englobam fatores externos nem a variável surpresa, uma vez que a ação humana não é 100% previsível. Tem de se saber como ligar os pontos para se entender todo o conjunto, e antes de liga-lós, deve-se saber como fazer isso.
A Identidade Humana O que nos une é que viemos do mesmo lugar, o que nos separa é o modo que vivemos para com os outros na nossa sociedade, de cultura para cultura, e vice-versa, pois todo indivíduo tem características diferenciadas um do outro, mas em essência, de mesma origem. Na sociedade cada um tem/exerce seu papel próprio, e assim desempenhamos a vida em sociedade, todos em seus lugares estão fazendo isso, cada um de sua maneira é lógico.
A Compreensão Humana A comunicação do humano com a ciência leva em conta o porquê biológico, físico e químico dos acontecimentos num todo, já em relação humano com o humano leva em conta o porquê psicológico/sentimental, nessa relação são levados em conta fatores humanos, como gosto, afinidade, empatia e emoção, nos fazendo se identificar com aquilo que nos agrada, e que pode ser um problema, pois o que nos agrada nem sempre é bom para nós mesmos ou para o próximo ou o conjunto, e é aí que entra a compreensão, que considera o bem mútuo. Esse é um ponto de problema