Seleção e recrutamento
Recrutamento e Seleção de pessoal
O principal objetivo das atividades de recrutamento e seleção é prover a empresa mão de obra capaz com técnicas e métodos para encontrar um trabalhador que apresente as qualidades necessárias ao cumprimento das responsabilidades do cargo que vai assumir. Segundo Santos (1978), o recrutamento pode ser interno ou externo. Amplia, repõe ou renova o quadro de pessoas na empresa. Atrai candidatos por anúncios em jornais e revistas, agências de emprego, escolas e universidades, cartazes ou bancos de dados. Para BOOG (1999), cada empresa utiliza seus meios mais adequados conforme suas necessidades e criatividade. “A contratação de pessoas certas para a tarefa é a primeira oportunidade para selecionar funcionários com as características próprias para a satisfação do cliente” (FIORELLI, 2001 p. 214). Segundo CHIAVENATO (1999), a seleção compara, decide e escolhe o melhor candidato com técnicas de entrevistas, provas de conhecimentos ou capacidade, testes psicrométricos, e técnicas de simulação. O objetivo central desta pesquisa é oferecer conhecimentos das técnicas e métodos de recrutamento e seleção de pessoas ao profissional que busca uma vaga no mercado de trabalho.
O que é Recrutamento?
Recrutamento é o conjunto de todos os procedimentos para convocar, habilitar e empregar um determinado grupo de pessoas para a execução de atividades específicas de cunho empresarial ou social.
O que é Seleção?
A seleção de pessoal consiste em técnicas utilizadas pelo psicólogo para selecionar as pessoas apropriadas para determinados cargos, conhecendo as habilidades necessárias de cada cargo ele buscará encontrar pessoas capacitadas, ou seja, que tenham as mesmas habilidades exigidas para o cargo. A entrevista, o psicodiagnóstico, dinâmicas e testes situacionais são as ferramentas mais utilizadas nos processos seletivos.
Qual a diferença entre recrutamento e seleção?
O recrutamento e seleção embora constituam um