RESUMO DO LIVRO OS SETE SABERES
Relatório de Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais
JEFERSON DA LUZ RAMOS
RA 1111090
Centro Universitário Claretiano
Curso: Educação Física
Nome da disciplina: Relatório de Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais
Nome do Professor: PEDRO AUGUSTO MARTINEZ MIANI
Pólo de São Miguel do Guaporé - Rondônia
Ano: 2014.
Nome
Jeferson da Luz Ramos
RA
1111090
Atividade
Resumo do Livro “Os sete Saberes necessários à educação do futuro”, de Edgar Morin.
Horas
15
Os sete Saberes Necessários à educação do futuro, de Edgar Morin.
1-As cegueiras do conhecimento
Para ensinar as bases de uma educação do futuro, Morim parte do princípio que todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão, e mais: não haveria conhecimento que não esteja de certa forma, ameaçado pelo erro e pela ilusão. Isto pela razão de ser -o conhecimento- intermediado pela palavra que requer tradução, reconstrução e interpretação de sentidos.
Segundo o autor, nosso mundo psíquico (sonhos, ideias, desejos e medos) está infiltrado em nossa visão de mundo exterior. Lembra ainda que a própria memória (seletiva) pode ser fonte de muitos erros. Desta forma, teorias fechadas em busca de uma única verdade absoluta não poderiam ver seus próprios erros. Estes seriam os erros da razão que confundiria a racionalidade (aberta, negocia com a irracionalidade) e a racionalização (nega-se à contestação de argumentos).
No mundo ocidental, os indivíduos conhecem, pensam e agem por meio de pares opositivos como claro/ escuro, bom / mau, corpo / alma (ao contrário de culturas que encaram estes pares como complementares, por exemplo, a representação oriental do yin/yang).
Culturas diversas elegem suas crenças e convicções valendo-se de paradigmas determinantes de estereótipos cognitivos que seriam o seu imprinting cultural e a sua normalização (normas, proibições, bloqueios). De tão fortes,