Resumo Midias e Educação infantil
1-Introdução:
Este texto nos leva a conhecer o trabalho que profissionais da Educação Infantil tem realizado com diferentes mídias dentro da sala de aula.
A maior dificuldade é que algumas vezes os conhecimentos das grades curriculares não são os que os alunos vivenciam. Então, seria necessário buscar novas metodologias de ensino com auxilio das tecnologias já que os educandos convivem com elas ? Buscando também novos enfoques pedagógicos que levem a um consumo cultural crítico.
As tecnologias estão se avançando cada vez mais e estão também cada vez mais presentes no cotidiano das crianças , então, é por isso que devemos pensar e repensar sobre o papel da escola nesse avanço, para que as experiências dos alunos com os meios midiáticos sejam compartilhadas, reconhecidas e vivenciadas dentro da escola.
É muito importante entender os diversos pontos de vista da criança , reconhecendo que são agentes sociais , consumindo e produzindo cultura, permitindo que elas partilhem suas experiências, assim entendendo que elas também têm muito a nos ensinar e que podem contribuir para que a prática pedagógica leve em consideração o desejo e o interesse delas pelas diversas mídias, entendendo o quanto as tecnologias podem colaborar para um ensino diversificado.
2-Procedimentos teóricos-metodológicos:
A análise dos dados apresentadas neste texto se baseia nas entrevistas realizadas com professoras que atuam na educação infantil, com crianças na faixa de 3 a 5 anos.
A relação dos sujeitos das pesquisas aconteceu nas investigações que os tornaram parceiros no desafio de conhecer o que ainda é desconhecido, como disse Canclini, para quem a pesquisa “remete à confrontação e ao entrelaçamento, àquilo que sucede quando os grupos entram em relações e trocas”. Segundo Jobim e Souza, quando se estabelece um dialogo entre pesquisador e pesquisado, a troca de experiências pessoais é essencial para produzir