Resumo mapas estratégicos
A organização é um processo contínuo que descreve o que é, e como se cria valor, sendo dividida em várias etapas:
1- Missão; fornece um ponto de partida, ao definir porque a organização existe ou como a unidade de negócio se enquadra dentro das fronteiras da arquitetura organizacional total.
2- Valores; acompanha a missão e descreve o que é importante na organização.
3- Visão; descreve ou pinta um quadro do futuro que ilumina a trajetória da organização e ajuda os indivíduos a compreender por que e como devem apoiar a organização.
4- Estratégia; consiste em selecionar um conjunto de atividades em que a organização será excelente criando a diferenciação sustentável no mercado, mostra como a organização pretende criar valor sustentável para os acionistas, por meio de ativos intangíveis
(conhecimento e tecnologia) sob vários aspectos importantes, como:
A criação de valor é indireta; melhorias nos ativos intangíveis, não afetam resultados financeiros diretamente, mas por meio de relações causa e efeito.
O valor é contextual; o valor de um ativo intangível depende do seu alinhamento com a estratégia.
O valor é potencial; o custo dos investimentos em ativos intangíveis, não representa uma boa estimativa de seu valor para a organização.
Os ativos atuam em conjunto; o valor dos ativos intangíveis emerge de sua combinação eficaz com outros ativos, tanto tangíveis quanto intangíveis.
5- Mapa estratégico; traduz a estratégia fornecendo uma representação visual.
6- Balanced Scorecard; mensuração e foco em suas perspectivas.
O mapa estratégico fornece a representação visual para integração dos objetivos da organização nas quatros perspectivas do Balanced Scorecard:
A perspectiva do cliente define a proposição de valor para os clientes alvos, fornecendo o contexto ou condição para que os ativos intangíveis criem valor para os clientes.
A proposição de valor define a estratégia da empresa em relação aos