resumo científico sobre mapas estratégicos e bsc
Portas Abertas a um Novo Plano de Negócios
Com a chegada da era da informação, tornaram-se obsoletas muitas das premissas fundamentais da concorrência industrial. O sucesso das empresas era determinado pelo modo que se aproveitavam dos benefícios, das economias de escala e escopo, as empresas tinham como base apenas a perspectiva financeira. Houve a necessidade de explorar e mobilizar os ativos intangíveis ou invisíveis para assegurar o sucesso competitivo.
Foi realizada uma reestruturação da estratégia organizacional, para que estivessem embasadas nos objetivos, metas, alianças e parcerias estratégicas. Com isso foi desenvolvido por KAPLAN E NORTON (2004), uma ferramenta chamada, Mapas Estratégicos, capaz de auxiliar nas implantações das estratégias organizacionais e para fornecer uma representação visual, abrangente e integrada dos objetivos estratégicos. As organizações a utilizam para esclarecer a estratégia no nível executivo, como para comunicar a estratégia aos colaboradores, alinhar unidades de negócios, departamentos, funções e iniciativas, e focar nos processos gerenciais. Podemos dizer que o mapa estratégico é uma representação gráfica da estratégia da empresa.
O Balanced Scorecard, foi criado por Kaplan e Norton da década de 90, é utilizado para monitorar a estratégia de negócios e para forçar os gerentes a analisarem outras perspectivas além das financeiras, traduz a missão e a visão das empresas em um conjunto de medidas, que servem como base para a medição e gestão da estratégia. Antes eram observados apenas os indicadores financeiros, possibilitando aos gestores uma visão pelo retrovisor, ou seja, uma visão do passado. O Balanced Scorecard possibilitou uma análise em outras perspectivas, além da financeira. Foram criadas mais 03 perspectivas, a Financeira já existente, Clientes, Processos Internos, Crescimento e Aprendizado, que estão ligadas e se relacionam através da causa e do efeito, a fim de