História da Fnac
Inicialmente a unica forma de comprar produtos da Fnac era através de uma revista chamada Contact, mas apos a abertura de um novo departamento dedicado a material fotografico e cinema chamado Foto-Cine, foi inaugurada a primeira loja fisica em Paris a 1957. Esta loja continuava a ser extremamente selectiva e apenas para membros até que em 1966 a empresa decidiu passar a vender também para o público geral sem qualquer tipo de fidelização.
Quando passaram a vender livros estes foram, juntamente com os discos, o seu departamento mais lucrativo chegando a alcançar 20% de cota de mercado dos discos nos anos 80. Dez anos depois, foi então adquirida pelo grupo PPR (Pinault-Printemps-Redoute) e passou por um periodo de expansao internacional, inaugurando lojas na Alemanha, Espanha, Belgica e Portugal e expandindo-se mais tarde para o Brasil e Taiwan, mantendo sempre a sua filosofia de uma loja selectiva com produtos de qualidade, misturando tecnologia e cultura.
O conceito desta empresa passa fundamentalmente por transmitir segurança e conhecimento aos seus clientes no sentido em que, desde cedo, a Fnac oferecia um ano de garantia e fazia questão de testar todos os seus produtos, colocando os resultados na sua revista exclusiva, sendo de certa maneira pioneira no conceito moderno de fazer reviews a produtos de maneira a que os consumidores pudessem saber que o que estavam a comprar tinha de facto qualidade testada fora da marca. As lojas dispunham ainda de consultores especializados em cada área que acompanhavam o cliente num conceito inovador pouco visto na altura. Os vendedores tinham a funçao de além