Logística
História
1954.
Dois amigos, André Essel e Max Théret fundam uma cooperativa de compradores (a Féderation Nationale d Achat des Cadres): os sócios conseguem acordos com o comércio especializado que se compromete a oferecer preços 10 a 20% inferiores aos preços de mercado. Mais de 50 lojas aderem à Fnac; mas os sócios reclamam uma loja de fotografia. Devido ao seu interesse, os dois fundadores dedicam uma parte da sua loja a material fotográfico e de cinema e a transformam em Clube Foto-Cine. As encomendas dos sócios, devidamente sinalizadas, beneficiam com descontos de 15%. O elo de ligação dos associados com a Fnac é uma revista de informação criada por Essel e Théret denominada “Contact”
1957.
Abre a primeira loja Fnac no número 6 do Boulevard Sebastopol, em Paris. Venda de produtos de fotografia e som.
1961.
Criação do Departamento Discográfico.
1964
A Fnac festeja o seu décimo aniversário. Com um volume de negócios de 50 milhões de francos, a Fnac emprega 95 pessoas e conta com mais de 100 mil associados. Criação do departamento de electrodomésticos e da Fnac Marine.
1972.
Abertura da primeira loja fora de Paris: Lyon. Criação do laboratório de ensaios da Fnac, que testa e seleciona o material para venda.
1974.
Abertura da terceira loja parisiense: a Fnac Montparnasse na Rua de Rennes. Nasce o primeiro departamento de livros na Fnac
1975.
Lançamento da Fnac Auto-Rádio, filial do Grupo Fnac que vende e instala auto-rádios, alarmes e telefones para automóvel. Criação do departamento de Vídeo.
1978.
Lançamento da Fnac Service, filial do Grupo Fnac