Responsabilidade pela educação
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO: Aspectos Práticos da LDB
PROFESSOR: VALTER RINCOLATO
CURSISTA: IVETE RIBEIRO SENA GARCÊS
Responsabilidade pela Educação
Na nossa contemporaneidade se fala muito na educação e talves nunca esse tema tenha recebido tanta importância na nossa sociedade como nesse início de século. Infelizmente o discurso torna um tanto emocionante até impreciona o quanto os teóricos tem se levantado para defender essa bandeira.
Quando em séculos passados no Brasil alguns somente dentro da sociedade tinham possibilidades de um estudo europatizado a realidade brasileira era de grande disconforto por parte da grande maioria que mal podiam ficar em suas casas para um descanso digno de sua atividades escravisante que a classe da burguesia lhes obrigavam.
Por volta mais ou menos de 200 anos a nossa educação ficou presa nas mãos da Igreja Católica e como nos apresenta ARANHA,(2000) um contexto social brasileiro que era dominado pelo feudalismo onde o poder era restrito a uma meia dúzia de pessoas e que detiam a educação como propriedade exclusiva obrigando assim oferecimento de estudos para poucos.
Com o avanço na dos direitos na Constituição Federal o governo assume parcela da responsabilidade delegando aos estados e municipios responsabilidade de oferecimento de oportunidade e garantido o ao pequenos e grandes cidadãos o direito de estudarem e a família o dever de acompanhar o processo de ensino aprendizagem de seus filhos.
A LDB veio direcionasndo o caminho por onde a educação brasileira devia passar. Sem muita diferença o ECA estabelecendo tambem a garantia do cumprimento dos direitos conquistados.
De um lado se o governa vem com legislações que oferecem instrumentais como PCN´S, Referrencial Curricular Nacional, cursos de formação continuada para munir o profissional para que o oferecimento de uma educação valorizada.
Em contra partida nem sempre os profissionais da área assumem