responsabilidade do profissional na educaçao
O enfermeiro têm atribuições em ações no campo administrativo, assistencial e educacional. O papel administrativo é subdividido em três áreas de atuação: processo de trabalho, ambientes institucionais e equipe de saúde. As ações descritas dizem a respeito à provisão de recursos para que os atos de saúde se realizem a manutenção de equipamentos, à organização e a limpeza das unidades assistenciais, além de ações de interação com todos os membros da equipe de saúde, quer seja providenciando o necessário para o cuidado ao paciente, quer seja como agente detentor de informações.
Quanto à atividade educativa, o enfermeiro é responsável por treinar os demais membros da equipe de enfermagem, orientando-os tecnicamente, repassando-lhes conhecimentos necessários para a realização dos procedimentos e treinando-os para o serviço da saúde. Parte do ensino aos clientes é informal e não planejado, durante uma conversa casual você responde questões a respeito de saúde, imunizações ou hábitos de vidas. As atividades de ensino são planejadas e formais quando o profissional ensina um cliente à alta administração de injeções de insulina. É necessário usar métodos de ensino que sejam adequados à capacidade do cliente, como inclusão da família no plano de ensino a como lidar com esta situação.
Os estabelecimentos de saúde não permite que ocorre o orçamento voltado exclusivamente á educação dos clientes devido a esse motivo a responsabilidade e de promover a educação do cliente e seus familiares durante á