Direito
A ética profissional estuda e regulamenta o relacionamento do profissional com seus clientes, visando à dignidade humana e a construção dói seu bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce sua profissão. Ela nos refere ai caráter normativo e até jurídico em todas as profissões, isto é, toda e qualquer profissão tem a sua ética, as suas normas, mas em geral a ética forma questões muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. Questões como aborto, pena de morte, seqüestros, eutanásia, AIDS, por exemplo, são questões Moraes que se apresentam como problema ético, por pedirem reflexões profundas. E um profissional, ao se debruçar sobre elas não faz apenas como tal, mas como um pensador, ou seja, um filósofo da ciência.
A importância da ética é bastante evidente na vida profissional, porque cada profissão tem responsabilidades individuais e sociais, pois envolve pessoas que delas se beneficiam, ou seja, a conduta do profissional ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.
A ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano. Logo toda capacitação cientifica ou técnica precisa estar conectada aos princípios essenciais da ética.
Individualismo e Ética Profissional
Dizem que um sábio procurava encontrar um ser integral, em relação o seu trabalho. Entrou, então, em uma obra e começou a indagar. Ao primeiro operário perguntou o que fazia e este respondeu que procurava ganhar seu salário; ao segundo repetiu a pergunta e obteve a resposta de que ele preenchia seu tempo, finalmente, sempre repetindo a pergunta, encontrou um que lhe disse: “Estou construindo uma catedral para minha cidade”.
O valor ético do esforço humano é variável em função de seu alcance em face da comunidade. Se o trabalho executado e só para auferir renda, em geral, tem seu valor restrito. Por outro lado, nos serviços realizados com amor, visando o beneficio de terceiros, dentro